Ícone do site Clinica de Estética SP – Zay Estética

Pós-operatório de plástica: conheça os recursos que podem fazer a diferença!

recursos para pós-operatório

Você já ouviu falar que existem terapias específicas para pós-operatório de plástica que podem ser usadas para tornar o momento da recuperação ainda mais tranquilo e otimizar os resultados que se espera com esse tipo de procedimento?

Sempre em conformidade com a liberação e avaliação de cada médico, alguns deles podem acompanhar esse período, amenizar possíveis inchaços e desconfortos e potencializar os efeitos estéticos 

Para que você possa entender um pouco mais sobre essas opções e como elas funcionam, preparamos o conteúdo a seguir! Não é de hoje que a área de Estética, a Dermatologia e até a Fisioterapia Dermato-Funcional trabalham unidas para auxiliar nessa fase. Mas os recursos ficam cada vez mais modernos e os protocolos evoluídos! 

Confira e veja a seguir:

Que tipos de recursos pós-operatório podem ser utilizados e para quais finalidades?

Em primeiro lugar, cabe lembrar que recursos para pós-operatório não são uma exclusividade das cirurgias plásticas ou estéticas. Muitos deles podem ser usados em diferentes tipos de cirurgia, mas sempre é preciso consultar o médico e verificar se o paciente possui restrições. Determinadas condições específicas, como flebite, neoplasias, hipotensão e infecções, por exemplo, podem configurar contraindicações.

Quando há liberação dos procedimentos, alguns dos principais recursos para utilização são estes abaixo:

Drenagem linfática 

Um dos recursos para pós-operatório mais frequentes é a drenagem linfática. No pós-operatório ela é diferente e prioriza a compressão, com movimentos suaves e leves, em ritmo que não comprometa pontos ou lesões, para facilitar o escoamento de líquidos, diminuindo a retenção no local operado.

Isso promove maior conforto ao paciente que está se recuperando e não gera dor, pois as manobras respeitam a região sensível após internação. 

Pode ser feita tanto na área facial, quanto na corporal. Geralmente são os braços, tórax, perna e abdômen as regiões mais comuns.

A quantidade de sessões vai depender muito do estágio de recuperação de cada pessoa, mas em geral é recomendável esperar um tempo mínimo de cerca de 1 semana para que a drenagem seja feita. Ou seja, nunca é aplicada de imediato. Por isso a avaliação prévia é tão importante.

Ultrassom

Aparelhos de ultrassom também fazem parte dos recursos para pós-operatório que podem ser considerados. Nesse caso, a principal função deles é diminuir o edema.

Quando uma cirurgia é feita, por menor que ela seja, é entendida pela região do corpo submetida a ela como uma espécie de trauma. A resposta do organismo a isso pode ser um processo inflamatório nos tecidos, gerando inchaço.

Com o tempo, estando tudo bem com a cirurgia, ele tende a diminuir, mas o ultrassom pode contribuir para acelerar essa recuperação.

Isso acontece porque as frequências sonoras emitidas pelo aparelho penetram no corpo fazendo com que algumas partículas se movam, o que estimula a reabsorção do líquido, diminuindo o edema, que é justamente esse inchaço.

Radiofrequência 

Já a radiofrequência, entre os recursos para pós-operatório, tem sua importância mais ligada ao remodelamento. Por sua atuação, ela ajuda a combater a flacidez e a remodelar o corpo, por isso em cirurgias estéticas pode servir como coadjuvante aos resultados do pós-procedimento. É o que acontece em muitos casos de lipoaspiração, quando a radiofrequência combate a flacidez.

Além disso, ela auxilia no tratamento de fibroses, que podem surgir em decorrência de vários fatores, como impactos pós-cirúrgicos, traumas e até em caso de regiões que sofram agressões ou esforços repetitivos. Pode ser mais comum após uma lipoaspiração, por exemplo. Por isso a radiofrequência entra como auxiliar na prevenção e controle. 

Luz pulsada

Outro fator comum em alguns pós-cirúrgicos são as cicatrizes. Por falar em cicatriz, há recursos para pós-operatório que podem ser indicados para esse problema.

É o exemplo da luz pulsada. Semelhante ao laser, essa tecnologia clareia a região tratada e ajuda a melhorar a condição da pele, estimulando a regeneração e oxigenação do tecido.

Assim, depois da intervenção, a luz estimulará o local para que não se formem cicatrizes hipertróficas e para que o tecido se recupere mais rapidamente.

Em alguns casos, além de reduzir bastante a incidência das cicatrizes, ela pode contribuir para uniformização da pele em relação também à pigmentação.

Ou seja, existem muitos procedimentos possíveis para o pós-operatório, mas é necessário avaliar a necessidade e condição de cada paciente.

Converse sempre com um profissional de sua confiança para tirar todas as suas dúvidas! Aqui na Zay Estética temos tecnologias como o Solon e uma equipe pronta para esclarecê-las! 🙂

Conseguiu entender como há recursos para pós-operatório de plástica e cirurgias estéticas que podem te ajudar na recuperação e na otimização dos resultados esperados? Que tal agendar sua avaliação? Fale com a gente

Sair da versão mobile