A depilação a laser é um dos principais métodos para remoção de pelos conhecido por homens e mulheres que desejam um efeito mais duradouro. Além disso, o laser ajuda a evitar os incômodos comuns encontrados em outras formas de depilar, como a lâmina e a cera, por exemplo, que causam as famosas bolinhas na pele e podem também encravar os pelos ou inflamar a região.
O verão está aí e muita gente pode recorrer a essa opção para mais comodidade e liberdade. Mas muitas dúvidas ainda rondam esse assunto.
Afinal, depilação a laser dói? Depilação a laser é definitiva? O laser mancha? Ou ele clareia a pele?
Quer saber o que é mito e o que é verdade?
Confira os esclarecimentos a seguir:
Depilação a laser: como funciona?
A depilação a laser é feita por meio de um aparelho que é emissor de laser. Por meio dessa emissão, ele atinge o bulbo (raiz do pelo) eliminando-o, impedindo o crescimento desses pelos.
Um ponto importante é que o pelo atrai a energia do laser apenas onde há melanina (proteína responsável pelo pigmento escuro da pele e pelos), motivo pelo qual não atinge os pelos brancos.
Depilação a laser é definitiva?
Uma dúvida bastante frequente é se a depilação a laser é definitiva. Na realidade, ela é considerada duradoura e com o tempo de aplicação a tendência é que o pelo vá enfraquecendo e nascendo em menor quantidade.
Com isso, em alguns casos, chega a ser definitiva depois de uma frequência de aplicações e, apesar de variar de paciente para paciente, a depilação a laser pode eliminar mais de 90% dos pelos.
Depilação a laser dói?
Para saber se a depilação a laser dói é importante ressaltar que depende muito da sensibilidade de cada pessoa.
Normalmente, a sensação que se tem na pele é de uma leve ardência ou aquecimento. Conforme a sensibilidade do(a) cliente, a impressão de leves “fisgadinhas” pode acontecer, mas isso é totalmente variável conforme o quanto também a pessoa se acostuma ao procedimento e sua sensibilidade.
Em geral, portanto, é possível sentir certo desconforto, mas plenamente suportável. É importante ressaltar que a confiança no profissional ajuda a tornar o momento mais tranquilo. Por isso, escolha sempre uma equipe qualificada, que te esclareça todas as dúvidas e te faça se sentir seguro.
O laser mancha?
Tecnicamente, o laser não deve manchar.
Por isso, ele precisa ser aplicado por um profissional capacitado. Tudo precisa ser muito bem avaliado com antecedência para verificar também qual o tipo de pele da pessoa, pois isso ajuda a amenizar a possibilidade de alguma mancha (que na verdade, é uma pequena “queimadura” que pode ocorrer).
Uma vez que a depilação a laser mira o pigmento do pelo para agir, como explicado acima, se a pele for mais escura, pode acontecer de um pigmento da pele também ser atingido e aí surgir uma pequena coloração mais escura ou esbranquiçada.
Isso é o que popularmente se conhece como mancha, mas não é comum.
O laser não é seletivo (ou seja, não é possível determinar que ele atinja apenas o pigmento do pelo, pois ele tem afinidade por pigmentação em geral), porém a experiência do profissional com os ajustes dos parâmetros da máquina, avaliando a pele do paciente, indicando ou não, ajuda a lidar com a questão.
Laser clareia a pele?
Por outro lado, tem quem já ouviu que o laser clareia a pele.
Mas como assim?
Essa é, sim, uma possibilidade, já que ao evitar lâmina, por exemplo, você agride menos a região. Funciona basicamente assim: quando agredimos nossa pele, de alguma forma, o nosso corpo reage produzindo mais melanina para protegê-la.
É por isso que é tão comum encontrar axilas mais escuras. Para o corpo, o uso frequente da lâmina causa pequenas “agressões” à pele nesse local. Entretanto, quando a depilação é feita a laser, essa agressão diminui e a pele tende a produzir menos melanina em excesso na região, tornando-a naturalmente mais clara.
Outro ponto que vale ressaltar é que com o acompanhamento de dermatologista, é possível usar ativos clareadores que tratam qualquer incômodo desse tipo na pele.
Outras dúvidas sobre depilação a laser
Depilação a laser funciona em pelos brancos ou ruivos (despigmentação)?
Infelizmente em pelos brancos (considerados despigmentados), a depilação a laser não irá funcionar, pois a tecnologia depende da presença do pigmento (melanina) para que a energia seja absorvida e haja o efeito de o pelo ceder.
Nesses casos, o tipo de depilação recomendado é outro, como com linha (Depilação Egípcia) por exemplo.
Em pelos mais claros (loiros), o laser é eficaz, mas o tratamento é um pouco mais prolongado.
Este tratamento é recomendado para adolescentes?
Sim, adolescentes também podem fazer a depilação a laser. Lembrando que neste caso, o tratamento requer um número maior de sessões.
Qual o intervalo de sessão para sessão?
Geralmente o intervalo entre as sessões é de 30 a 45 dias, dependendo da área de aplicação. Nas áreas com pelos muito finos, normalmente se pede um tempo maior.
Respeitar o intervalo é muito importante, pois leva em consideração o ciclo de crescimento dos pelos. Se eles são destruídos na primeira fase do crescimento, leva cerca de 40 dias para começarem a mudar de fase novamente.
Preciso me depilar antes do procedimento?
Sim, mas tenha muita atenção ao modo como irá fazer isso. Você deve apenas raspar os pelos com lâmina.
Isso vai facilitar o procedimento pois a lâmina não arranca a raiz do pelo, onde justamente a tecnologia, por meio da melanina, irá atuar para maior durabilidade do procedimento.
Posso pegar sol após a sessão?
Não há impedimento em pegar sol antes ou depois da sessão, mas é preciso muita cautela para que a pele não fique sensível ou avermelhada para o dia do procedimento.
Se a pele estiver bronzeada, os parâmetros do tratamento são ajustados para uma potência mais baixa no dia da sessão, o que faz o resultado ser mais lento.
Então é válido lembrar disso antes de pegar sol. Se desejar resultados mais rápidos, evite essa exposição em demasia e se possível proteja a região, para que não seja necessário esse ajuste.
Quantas sessões são necessárias para um resultado satisfatório?
Indicamos uma média de 8 a 12 sessões iniciais e, após analisarmos os resultados de acordo com a região tratada e individualidades de cada pessoa, ajustamos a quantidade de sessões, se necessário.
Onde eu posso fazer minha depilação a laser?
Procure sempre um local de confiança. A Zay Estética tem anos de experiência atendendo diversos clientes, homens e mulheres, na região de Higienópolis-SP. Aqui trabalhamos com respaldo científico e com todo o conforto, tecnologia, sofisticação e equipe altamente treinada, para te oferecer o melhor atendimento!
Todos os nossos procedimentos passam por uma avaliação prévia, para que você tenha ainda mais segurança e resultados em seu tratamento!
Conseguiu entender melhor como a depilação a laser funciona? Que tal agendar um horário aqui na ZAY e fazer sua sessão?