Ícone do site Clinica de Estética SP – Zay Estética

Bioestimuladores: para que servem e como funcionam?

bioestimuladores

Você já deve ter ouvido falar dos bioestimuladores, que podem ser indicados na área de Dermatologia Estética (que é conduzida por dermatologistas e exige consultas) para diversas situações. Dentre elas, o tratamento de flacidez de pele, principalmente na face e no colo, é um dos maiores destaques.

No entanto, em outras regiões do corpo, como interno de braços e coxas, nos glúteos e até no abdômen, eles podem servir para potencializar os efeitos de diversos protocolos para melhorar tanto o contorno corporal, quanto o aspecto e firmeza da pele. 

Mas, afinal, como fazem isso? Qual é o princípio de atuação deles? Para te ajudar a entender um pouquinho mais sobre o assunto, preparamos as informações a seguir! Acompanhe:

O que são bioestimuladores

Bioestimuladores são substâncias que produzem uma espécie de resposta, quando injetadas na pele, a qual serve como sinal para que o corpo produza mais colágeno. O colágeno, por sua vez, é o que dá maior elasticidade e sustentação à pele. 

Por isso, com o passar do tempo e a chegada da idade, quando é natural que os níveis dessa proteína (que auxilia a constituir o tecido conjuntivo do corpo humano) caiam, as pessoas comecem a notar maior flacidez.

O mesmo acontece quando existe uma grande perda de peso, por exemplo, ou com sedentarismo. Logo, os bioestimuladores buscam suprir essa baixa produção de colágeno, estimulando o corpo para que produza mais.

Como eles agem?

Ao serem injetados na pele, primeiramente os bioestimuladores provocam uma reação no corpo. Com isso, o corpo precisa ativar seus mecanismos de defesa e produzir novas substâncias para regenerar e combater o problema ali detectado.

Um exemplo é o ácido poli-L-lático. Mas existem vários outros no mercado. 

Eles atuam, então, no próprio princípio de resposta do organismo. O tempo de ação pode variar de bioestimulador para bioestimulador, mas alguns chegam a ter efeitos que duram até um ano.

Nem sempre a resposta vem de imediato, é válido ressaltar. Muitas vezes os bioestimuladores começam a agir progressivamente e atingem um nível mais elevado, ou um ápice de ação, após 5 ou 6 meses, em média.

Qual a diferença com os preenchedores?

Uma coisa muito comum é as pessoas confundirem bioestimuladores com preenchedores. Mas os dois produtos são muito diferentes.

Enquanto os bioestimuladores agem estimulando a produção de colágeno do próprio corpo, os preenchedores buscam repor o que se perdeu, em termos de estrutura. 

O preenchedor, em vez de estimular, vai ocupar algo que está faltando na região, como na maçã do rosto. 

Contudo, não são raros os casos em que é possível unir as duas opções em um mesmo protocolo de atendimento. Enquanto o bioestimulador vai ajudar o próprio corpo a responder e a produzir de forma mais constante o colágeno, o preenchedor irá contribuir para maior harmonização, já visualmente notável. 

O que é o Profhilo?

Agora que você entendeu basicamente o que são os bioestimuladores e os preenchedores, vale destacar mais uma tendência que vem sendo falada nessa área. 

Uma das opções que estão em alta agora é o chamado Profhilo, é composto 100% de ácido hialurônico puro, sem agentes químicos, atuando na regeneração de tecidos. Classificado como bio remodelador, restaura a estrutura de tecidos sem causar o efeito volumizador.

Esse novo produto tem sido muito comentado e buscado como alternativa, pelas vantagens que oferece. Trata-se de um estímulo que tem a intenção de devolver o que o envelhecimento faz com que percamos.

Diferente do bioestimulador, entretanto, ele não atua em camadas tão profundas da pele. Porém a hidrata e melhora a qualidade dela.

Com isso, complementa a ação dos bioestimuladores, inclusive ajudando na prevenção da flacidez. Pode ser aplicado em áreas como rosto, colo e pescoço, geralmente utilizando-se 2 ampolas por local. A manutenção costuma ser simples, com apenas 1 ampola, a cada seis meses.

O que você encontra aqui na Zay?

Aqui em nossa clínica temos produtos de vários grupos que podem compor os melhores protocolos de tratamento para cada caso.

Conheça um pouco dos recursos que temos:

Dependendo de como é avaliada a situação de cada cliente na consulta dermatológica, sugerimos um ou outro produto, para atingir os resultados potenciais esperados.

Conseguiu entender como os bioestimuladores de colágeno podem contribuir para maiores resultados nos tratamentos estéticos? Que tal fazer uma avaliação e ver como podemos te ajudar? Entre em contato com a gente para agendar um horário!

Sair da versão mobile